Meditação para os meus alunos

Esta semana na aula tivemos uma sessão de Meditação. Comecei por perguntar o que queria dizer “Meditação” . Quase ninguém sabia a resposta. Fui dando pistas e acabaram por chegar à resposta. E perguntam vocês agora o que é Meditação? Meditação é considerada um enorme apoio quer para o desenvolvimento pessoal como também para a saúde e o bem-estar. Antigamente estava associada a práticas religiosas e espirituais, mas hoje é uma actividade recorrente no combate ao stress, na busca do autoconhecimento e na autodisciplina. Esta ajuda o aluno no desenvolvimento cognitivo, da criatividade, do equilíbrio emocional, da focagem da atenção, entre outros pontos.

Após a breve introdução sobre a palavra meditação, pedi aos alunos para se sentarem confortavelmente e prestar muita atenção à história que continha no CD. Os alunos foram fazendo o que se pedia na história: a respirar, sentir o ar a entrar e a sair de dentro deles. Pediu-se para fechar os olhos devagarinho e prestar muita atenção às palavras que iam ouvir. Viajaram até ao céu onde tinham que organizar as nuvens. Depois tinham que formar desenhos com as mesmas. Apreciavam a música…Por último, as nuvens desfizeram os desenhos e começaram a cair grandes gotas de chuva que brilhavam no ar. Essas pareciam estrelas a descer do céu, pousando nas nossas cabeças. Eram lindas e suaves, dançavam e ficavam presas nos nossos cabelos…No final começavam a mexer os pés e as mãos, abrindo os olhos.

A experiência foi muito positiva. Todos os alunos adoraram participar. Perguntei o que acharam e as respostas foram as mais diversas:
- Adorei muito, senti-me relaxada!
-Gostei muito, parecia que estava noutro lugar!
-Foi muito bom, senti tanta satisfação!
-Senti uma alegria dentro de mim!
-Doía-me o pé mas agora deixei de sentir a dor!!!
-Foi muito divertido brincar com as nuvens.
- Consegui imaginar o céu e colocar as nuvens à minha maneira!
- Foi muito fixe…

Reparei que os alunos estavam mais serenos e relaxados. O resto da aula decorreu com mais atenção e concentração. Valeu a pena “perder” dez minutos para trazer o interesse e motivação para dentro da sala

Prof.ª Lurdes Araújo

0 comentários: